top of page

Docentes Colaboradores

Docente, doctorado reciente (titulación de Doctorado ≤ 10 años), que ejerza actividades de investigación, enseñanza y orientación en concordancia com la misión, visión y objetivos estratégicos del PPGFQM. Capaz de contribuir para la creación de nuevas líneas de investigación o fortalecimiento de aquellas existentes, para la formación de recursos humanos y para la cualificación de la producción científica y/o tecnológica del Programa. Además de contribuir para la inserción social, visibilidad regional, nacional e internacional del PPGFQM.

Foto perfil Marina.jpg

Marina Amaral Alves

Professora Adjunta do Instituto de Pesquisas Naturais Walter Mors / UFRJ

Currículo: http://lattes.cnpq.br/0945374845574106

ORCID//orcid.org/0000-0002-8188-5554

Laboratório: Laboratório de Metabolômica (LabMeta/LADETEC/IQ-UFRJ)

Telefone: 3938375

EndereçoAvenida Carlos Chagas Filho, 373. Prédio do CCS, Cidade Universitária  

E-mail: marina.amaral@ippn.ufrj.br 

Bio: É Professora Adjunta no Instituto de Pesquisa de Produtos Naturais Walter Mors da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPN/UFRJ). Farmacêutica formada pela Faculdade de Farmácia (FF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2010) com Especialização em Indústria Farmacêutica (FF/UFRJ) (2015). Possui Mestrado (2012) e Doutorado (2017) em Química pelo Instituto de Química da UFRJ, na especialidade Química Medicinal. Trabalhou como Pesquisadora (2016-2019) no Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico ? LADETEC-IQ/UFRJ na área de Cromatografia e Espectrometria de Massas com ênfase em análise de controle de dopagem e metabolômica. Realizou pós-doutorado (2019-2021) no Turku BioScience, Universidade de Turku (UTU), Finlândia, na aplicação da Metabolômica e Lipidômica em pesquisas biomédicas relacionadas na identificação de vulnerabilidades de doenças associadas a diferentes fenótipos metabólicos ou suas comorbidades. Suas principais áreas de pesquisa são as aplicações da Metabolômica e Lipidômica por cromatografia e espectrometria de massas em pesquisas biomédicas integrativas, particularmente na compreensão aprofundada dos fenótipos metabólicos na saúde e na doença para implementação da medicina personalizada. Possui interesse nos estudos envolvendo o progresso e desenvolvimento de doenças humanas e a microbiota intestinal, além da compreensão de doenças metabólicas, estudos de metabolismo e a descoberta de possíveis biomarcadores.

Linha de Pesquisa: Estudo de metabolismo de protótipos de fármacos; Otimização de métodos analíticos por cromatografia líquida/ gasosa e espectrometria de massas; Metabolômica; Lipidômica; Estudo relação microbiota intestinal X hospedeiro; Erros Inatos do Metabolismo.

bottom of page